O SESC, num projeto de acessibilidade e circulação cultural, mandou dois livros da Edições SESC SP para alguns escritores. A ideia é que cada um comente a experiência de leitura de um livro e coloque para circular o outro.
…
Recebi o belíssimo exemplar de Aldemir Martins – O viajante amigo. Trata-se da obra do artista plástico Aldemir Martins que se expressou através de gravuras, pinturas, desenhos, cerâmicas, desenhos industriais, embalagens a até vinhetas televisivas. Aldemir nasceu em 1922 no Vale do Cariri, filho de uma descendente dos tapuias e de um funcionário público. Já em São Paulo, Aldemir fez curso com Poty, ele mesmo, o gigante que ilustrou as primeiras edições de Guimarães Rosa. A obra de Aldemir viajou o mundo. Em 2006, ano de sua morte, o SESC expôs seu trabalho sob a curadoria de Jacob Klintowitz, que também assina esse belo exemplar.
…
Botei um pouco de Aldemir Martins na janela, debaixo de sol quente. Olhemos juntos:
…
…
…
…
…
…
…
…
…
…
…
O outro volume é o ótimo infanto-juvenil Montanha-russa, escrito por Fernando Bonassi, o livro faz parte da coleção Ópera Urbana, editada pela Cosac Naify.
Ilustração de Jan Limpens. Já devorei e recomendo.
Dentro da proposta de circulação vou passá-lo adiante, pensei na nossa clássica rifa, mas vamos fazer uma coisa mais rápida. O primeiro que comentar leva o Bonassi! Mandarei via Correio para qualquer lugar do Brasil, só me deixar o endereço no email: delfuego@uol.com.br. Para não interromper a roda, quando terminar de ler, passe-o adiante também.
…
Um, dois, três e já!
cheguei atrasado?
atraso sempre
assinado
e atrasado:
danislau
O Bonassi é seu, Danislau! Entonces, tomei como parâmetro o horário da mensagem, ainda que a sua primeira (assim como a do Jules) tenha ido para o post anterior :) Mande-me seu endereço por email: delfuego@uol.com.br. Que legal!
Comentário em post errado. Até pensei em fazer uma tatuagem com uma dessas imagens. Bonassi, aí vou eu.
Abração.
E eu também respondi sua mensagem anterior na mensagem “errada” :) Por UM segundo o livro não é seu. Caramba! Beijão!!!!
Ops, cheguei atrasada. Adoro o Bonassi que conheci quando ainda arranhava os primeiros textos e hoje é esse assombro. Quanto ao Aldemir, tive o privilégio de entrevistá-lo já velhinho em seu estúdio na Pompéia. Uma figuraça e dono de uma obra forte e impactante. Amo a sua série dos gatos.
Adorei seu texto lá encima sobre o curso de filosofia. Beijão querida.
Querida, obrigada! Então Aldemir morava na Pompeia? No livro há fotos do estúdio e fiquei me perguntando onde seria lugar tão encantador. O trabalho dele inspira. Beijo, beijo, beijo!
Saboroso texto. Creio que a Filosofia é mais uma Literatura, como a História.
Beijos
PM, concordo, é mais uma literatura, do gênero mais intrincado de todos. Beijos!
Fantasticas essas obras do Aldemir Martins!!
Obrigado por compartilhar!
Obrigada pela visita!!
Adorei as ilustrações dos livros e da iniciativa de circular as obras, com comentários.
Abraços